fbpx

Assim como todos os animais de produção, na criação de aves, a nutrição é uma ferramenta estratégica para obtenção de alguns objetivos, sejam eles produtivos, de qualidade ou até mesmo para auxiliar na melhoria do bem-estar. Desta forma, é possível uma produção de qualidade, fortalecimento da estrutura dos ovos e, principalmente, auxiliar no bem-estar destes animais através de ações práticas que envolvem a boa alimentação.

Existem diversos fatores no dia a dia de criação que contribuem para o aparecimento do estresse nas aves de postura e, em contrapartida, podemos lançar mão de algumas estratégias nutricionais para auxiliar na redução deste impacto, sejam eles focados no controle da temperatura ou para melhoria de processos fisiológicos.

Neste texto, deixamos alguns dados e informações ligados ao bem-estar e fatores estressores em poedeiras e como a nutrição será aliada para controlar esta situação. Acompanhe!

Entendendo o estresse em aves de postura comercial

Os principais estudos relacionados a este tema foram realizados aproximadamente na década de 1970, onde foi constatado que os animais podem ter algum tipo de comprometimento fisiológico mediante o não atendimento de algumas necessidades básicas, como alimentação adequada, acesso à água, espaço corretamente dimensionado entre outros, assim como todos os animais, as aves de postura se enquadram neste contexto. 

constatado que os animais podem ter algum tipo de comprometimento fisiológico mediante o não atendimento de algumas necessidades básicas, como alimentação adequada, acesso à água, espaço corretamente dimensionado entre outros, assim como todos os animais, as aves de postura se enquadram neste contexto.

A nutrição como aliada

A nutrição adequada pode ser uma das principais estratégias para minimizar os impactos dos fatores estressantes em aves de postura. Alimentação balanceada, com ingredientes de alta qualidade e níveis nutricionais ajustados conforme o fator estressante, são essenciais para os animais conseguirem responder efetivamente ao estresse e manter as rotas metabólicas.

A nutrição adequada, através de uma dieta bem balanceada, formulada utilizando ingredientes com qualidade monitorada, além disto fazendo a suplementação de vitaminas, minerais e aminoácidos, é uma aliada tanto na resposta ao estresse como na composição dos custos da atividade. Otimizando a nutrição com este foco podemos preparar os animais para o enfrentamento de fatores estressores e mantendo um custo de produção ajustado.

Bem-estar como consequência

Conforme publicação: “Manual de boas práticas para o bem-estar de galinhas poedeiras criadas livres de gaiolas”, escrito por Iran José Oliveira da Silva e publicado pela Embrapa, existem 3 fatores que definem o BEA (Bem-Estar Animal), sendo: físico, mental e natural Quando qualquer um desses não é atendido, temos o comprometimento do desempenho, pois nutrientes e rotas metabólicas são direcionadas para que o organismo consiga superar esse desequilíbrio. Ainda dentro do contexto de bem-estar é necessário, que estejamos atentos ao atendimento de algumas liberdades, que são: livre de dor, injúrias e doenças; livre de desconforto; livre de fome e sede; livre para expressar seu comportamento natural e livre de medo e estresse.

O BEA começou a ser notado e valorizado assim que as pessoas perceberam que a qualidade dos alimentos está intimamente ligada à sua procedência, forma de produção e o tratamento que as aves recebem.

Pessoas de todos os níveis de consumo, ao longo dos anos, passaram a se informar melhor a respeito deste tema, e dos moldes de criação adotados. E desta forma, foi criado uma cadeia de conhecimento onde todos puderam contribuir com leis e boas práticas e todas as exigências envolvidas em cada processo da produção a fim de certificar a qualidade e segurança do alimento.

Para concluir, é importante ressaltar que a responsabilidade pela avicultura de postura é de todos: dos produtores a indústria varejista, responsáveis por usar de estratégias de criação e nutrição adequadas e também do consumidor e a sociedade, com o poder de influência para que as aves (assim como todos os animais) possam ter mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *