fbpx

A conversão alimentar é um dos principais indicadores de produtividade na criação de frangos de corte, representando a eficiência com que a ração é transformada em ganho de peso.

Esse índice, calculado pela relação entre o consumo de ração e o peso médio dos frangos, tem impacto direto nos custos de produção e na rentabilidade da granja.

Para otimizar essa relação e explorar o máximo potencial das aves, é importante cuidar de diversos fatores que influenciam diretamente o desempenho dos frangos. A ideia é que os animais fiquem próximos ao índice de 100% do seu potencial.

Conheça os impactos

Muitos nem imaginam, mas o processo de manejo das aves de corte começa ainda, na limpeza e desinfecção do local e equipamentos, para receber os animais que devem chegar no local. Uma das principais preocupações é ter um ambiente organizado para não estressar os frangos e consequentemente, atrapalhar o seu desempenho. 

Temperatura

Um ponto que deve ser considerado também é a temperatura, visto que ela impacta diretamente na conversão alimentar.

Ou seja, em ambientes quentes os frangos além de consumir menos calorias, ainda aumentam o gasto energético para perda de calor corpóreo, impactando diretamente na conversão alimentar e sua eficiência. Por outro lado, em ambientes mais frios, a demanda de energia é aumentada para a fim de equilibrar a temperatura interna das aves. Assim, seguir as recomendações de termoneutralidade é fundamental para a melhoria da conversão alimentar.

Manejo

Além disso, para resultados de sucesso é preciso se atentar ao manejo e suas peculiaridades. O avicultor precisa acompanhar de perto todo o ciclo e garantir que os procedimentos estão sendo feitos da forma correta. Isso irá impactar muito nos resultados zootécnicos e econômicos da granja.

Ventilação

Ligado a temperatura, temos o processo de ventilação. Fundamental no auxílio para a perda de calor das aves, principalmente na segunda metade do período de criação, onde aumenta-se a relação kg ave/m².

Hidratação

Falando sobre a hidratação, sabe-se que a água precisa atender alguns requisitos básicos de qualidade, como temperatura, pH, dureza, status microbiológico, etc. É importante sempre lembrar que as aves consomem pelo menos o dobro de água em relação ao consumo em ração.

Portanto, é evidente a importância do cuidado com esse tópico e seus impactos na eficiência produtiva.

Alimentação

Ainda falando da alimentação, é importante destacar que a dieta das aves está diretamente ligada ao resultado na conversão alimentar. Por isso, todo o cuidado é necessário no momento do controle da qualidade dos ingredientes, da formulação das rações, do processo de fabricação e do modo de uso em cada fase da criação.

Pensando nisso que a FairFeed desenvolve soluções nutricionais completas e personalizadas, garantindo maior eficiência produtiva e retorno financeiro aos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *